Manter a limpeza de um restaurante é essencial para poder desenvolver bem o trabalho e agradar os clientes. Esses espaços são percorridos por inúmeras pessoas ao decorrer do dia, o que pode gerar bastante sujeira. Além disso, o uso da comida nos faz precisar ter um cuidado todo especial com a higiene da cozinha do nosso restaurante.
Manchas de comida e gordura, apenas as mais complicadas de serem removidas podem ser deixadas em todos os lugares, sem mencionar a bagunça que é deixada na cozinha quando o trabalho é terminado.
Você não deve complicar a limpeza da cozinha do restaurante sabendo que o truque para terminar tudo mais rápido é manter a organização e calma. Portanto, mantendo a ordem, não há necessidade de se preocupar.
INSTRUÇÕES
Para começar, você precisa armazenar nos frigoríficos a comida que você quer guardar para o dia seguinte, bem como na geladeira, no armário e dispensa. Agora, você deve olhar atentamente todo o local e identificar todas as áreas complicadas, para que você tenha um esquema de trabalho. Fazendo isso, terá uma ideia de por onde começar.
Agora, você vai misturar o desinfetante com a água em um balde, tomando o cuidado de não esvaziar mais de meio litro de desinfetante a cada quatro litros de água. O chão e as paredes de azulejo são os locais mais complicados, então você vai enxaguar tudo primeiro com água e desinfetante. Para facilitar um pouco, deixe a solução de molho por alguns minutos e, em seguida, passe uma vassoura dura para esfregar até remover a sujeira. Depois, quando você umedecer tudo e esfregar tudo, com a ajuda de um rodo, você estará eliminando os excessos de água e notará que o chão ficará brilhante.
Com o chão limpo, você tem que organizar e lavar todas as panelas e louças sujas, recomendamos que você faça isso com água quente e detergente neutro, é a maneira mais fácil de terminar com a gordura e deixar todos os utensílios completamente limpos para o próximo uso.
Quando terminar, você usará um pano de algodão que não solte fiapos e limpará o excesso de água que permanece em alguns lugares. Não esqueça que todo resíduo de comida deve ser bem identificado e separado dos itens de reciclagem. Tudo que estiver em boas condições, deve ser revestido e refrigerado para evitar sua decomposição.
Como todas as atividades que acontecem na cozinha de um restaurante, o processo de limpeza é um trabalho em equipe, onde cada membro deve cumprir sua responsabilidade da maneira mais eficiente possível. Assim, por exemplo, o ajudante , deve esfregar e secar toda a louça e colocá-la no lugar onde ficará armazenada e pronta para o dia seguinte.
Como podemos perceber, alguns resíduos gerados em um restaurante podem ser inflamáveis. Tal é o caso dos produtos de limpeza ou da gordura mal removida da superfície. Portanto, levando em conta o quão próximos essas sujidades podem estar do fogão, o ideal é ter sempre a cozinha de restaurante limpa.
A limpeza e desinfecção das nossas instalações é essencial para que os clientes fiquem satisfeitos e queiram regressar ao nosso restaurante. Uma cozinha suja dá uma má imagem e gera insegurança.
Para correta higienização, é preciso utilizar produtos de limpeza comerciais, como toalhas apropriadas para utilizar em lanchonetes e restaurantes. É possível encontrar esses produtos em locais especializados porque são vendidos de forma concentrada.
MANUTENÇÃO DA COZINHA DE RESTAURANTE
A tarefa de revisão é essencial na limpeza de um restaurante. Devemos aplicá-la toda vez que utilizamos algo, conseguindo assim a correta manutenção de um restaurante. Por exemplo, se cortarmos algumas cebolas em uma tábua, o ideal é que, quando terminarmos, eliminemos os restos de comida da mesa e da bancada. Depois de limpar a tábua de corte e a faca usada, deixe a área e os utensílios prontos para realizar outra tarefa.
Para que tudo esteja pronto quando outros usuários chegarem e quiserem se sentar, quando alguns clientes terminam de comer, é preciso recolher os pratos sujos, levá-los para lavar, trocar a toalha de mesa, limpar a mesa e varrer o chão. No entanto, não devemos esquecer que, ao revisar tudo, também precisamos desinfetar o lugar.
Quanto à louça, temos que levar em conta que ela é limitada e que, se estiver suja, ocupa mais espaço e é mais difícil de limpar.