Limpar o carro pode parecer simples, mas há uma série de detalhes e cuidados especiais que devemos nos atentar para mantê-lo impecável ao longo dos anos. Tanto a parte externa quanto a interna requerem cuidados específicos, devido aos diferentes materiais.
Em relação aos estofados, no mercado é possível encontrar produtos para cada finalidade, como a espuma multiuso e hidratante de couro. O primeiro é muito útil para limpar o carro a seco em suas paredes internas e nos revestimentos de tecidos dos bancos, removendo até as sujeiras mais difíceis, como graxa e gordura. Já o hidratante de couro é ideal para manter bancos de couro limpos e hidratados, mantendo o aspecto de novo por muito mais tempo.
Limpeza do interior
Umedeça toalhas microfibras com a mistura, torça para tirar o excesso e passe pelo estofado fazendo movimentos circulares. Se houverem manchas reforce a limpeza na área até remover por completo.
Por último, deixe as portas abertas para ventilar o interior do veículo e ajudar na secagem. Em hipótese alguma tranque o carro após a limpeza: a umidade contribui para proliferação de fungos e mofo. Se estiver com pressa ou o clima não ajudar, use um secador de cabelo ou papéis absorventes.
Limpeza do exterior
Tratando-se da parte externa, os cuidados são outros, uma vez que, desta vez, é referente à lataria, às rodas e aos pneus do carro. No mercado, os principais produtos são a cera automotiva, o pretinho e o limpa rodas. A cera é responsável por aquele brilho de automóvel recém-saído da concessionária.
Além disso, protege a pintura do carro, formando uma película protetora e impedindo que a água fique na superfície. Evita também manchas e a oxidação da pintura. O pretinho serve para, além de evitar o ressecamento da borracha, deixar o pneu com aspecto de novo, bem escuro e com brilho. Já o limpa rodas, como o próprio nome diz, limpa profundamente as rodas do carro.
Para realizar o procedimento de limpeza da lataria, é ideal que se utilize sabão neutro, antes dos produtos mencionados, e panos de microfibra, que agridem menos a superfície metálica do veículo. Vale ressaltar, também, que os movimentos durante a limpeza devem ser sempre em linha reta e nunca circulares, pelo mesmo motivo. Em relação ao pretinho, é recomendável utilizar um pincel ou uma estopa, para evitar sujeira.
Uma outra alternativa é a limpeza a seco , para aqueles que preferem economizar água e ainda sim manter o carro limpo. Existem alguns kits de produtos específicos no mercado para limpar o carro a seco. Enquanto uns demandam um pouco de água (em um balde mesmo) para ajudar a decantar a sujeira, outros prometem fazer isso por si só. Basta aplicar a solução na toalha de microfibra e iniciar a limpeza.