Limpeza é o ato de localizar e remover toda sujidade e material orgânico de forma adequada das superfícies inanimadas. Trata-se do mais eficiente meio de redução da carga microbiana das superfícies. O processo deve ser realizado com água e produto padronizado pelo setor de CCIH da instituição, junto de procedimentos de limpeza adequados.
Importante ressaltar que a limpeza deve vir antes dos processos de desinfecção.
Tipos de limpeza no ambiente hospitalar
Limpeza concorrente– procedimento diário de limpeza das superfícies inanimadas, como pisos, pias, mesas fixas, tampos, peitoris, maçanetas das portas e interruptores de luz. Além de reposição de materiais, como sabonete líquido, papel higiênico e papel toalha, além do recolhimento do lixo. Esta limpeza é realizada quando o paciente ainda está no ambiente.
Limpeza terminal– procedimento realizado na alta ou óbito do paciente ou agendada quando internação de longa permanência. A periodicidade pode ser definida pela CCIH do hospital, mas não deve ultrapassar 30 dias e deve ser levado em consideração a criticidade do paciente e se o mesmo encontra colonizado por alguma bactéria multirresistente. A limpeza terminal abrange todas as superfícies horizontais e verticais, como paredes, pisos, portas, janelas, luminárias, interruptores e mobiliários. É seguida pelo procedimento de desinfecção.
Limpeza especial– procedimento de desinfecção diária de todos os materiais e equipamentos distantes até 1 metro do leito de pacientes colonizados ou infectados com bactérias resistentes e com fatores de risco. Itens a limpar: monitores, focos, suportes de soro, painel de gases, grade de cama, bomba de infusão, respirador, criado mudo e outros devem ser desinfetados. Este procedimento deve ser realizado pela enfermagem e com produto padronizado pela CCIH do hospital.
Limpeza preparatória– procedimento diário de limpeza antes da utilização do local. É a remoção de partículas depositadas nas superfícies horizontais em áreas de procedimentos, como centro cirúrgico, salas de endoscopia, ultrassonografia, raios X e outras.
No caso do centro cirúrgico a limpeza tem que ser realizada entre os procedimentos a cada paciente e uma limpeza terminal no final de cada plantão. Nas salas onde são realizados exames os equipamentos também devem ser higienizados a cada paciente, prática hoje que infelizmente não é seguida por muito serviços.
Limpeza mecanizada do piso– remoção da sujidade do piso com máquina de lavar tipo enceradeira ou lavadora automática. Neste processo, uma solução detergente e/ou desinfetante hospitalar é colocada no piso. Equipamentos como as lavadoras automáticas realizam a limpeza com grande eficiência e praticidade, pois removem a água através de aspirador e já deixam o piso limpo e seco, sem necessidade de rodos e panos.
Fonte: https://healthcare.grupomidia.com/o-que-e-infeccao-hospitalar-iras-e-infeccoes-hospitalares/