(19) 3406-6328

(19) 99645-7648

Blog

Voltar
Mancha ou risco no carro? Entenda quando é possível dar um trato na pintura
Quem não curte ver que seu carro está com a pintura limpa e brilhando, como se ele acabasse de sair da concessionária, não é mesmo?

Quem não curte ver que seu carro está com a pintura limpa e brilhando, como se ele acabasse de sair da concessionária, não é mesmo? A boa notícia aqui é que há formas de manter o veículo com aquele visual caprichado sem, necessariamente, recorrer a serviços profissionais.

 

Um dos segredos para isso é lavar o carro com frequência, evitando que ele fique coberto por sujeira ou, pior ainda, dejetos como fezes de pássaros por muito tempo. O motivo para isso é que, dependendo da substância sobre a pintura, ela pode acabar afetando o verniz e causando manchas que só poderão ser removidas com o trabalho de um profissional.

 

E por falar em manchas, só é possível saber se elas podem ser removidas fazendo uma boa lavagem do veículo. Se elas forem oriundas de uma secagem sob o sol ou, ainda, superficiais, esse procedimento basta.

 

Na hora de lavar, não tem muito segredo. O ideal é que se use produtos neutros e destinados a esse fim, que deverão ser aplicados conforme as instruções. E, para evitar riscos, o melhor a se fazer é usar esponjas e panos de microfibra, que são mais macios.

 

Também é importante que todos os resíduos do produto detergente sejam removidos e, para isso, não tem jeito: o enxágue tem que ser bem feito. A dica aqui é usar um balde ao invés de mangueira e uma outra esponja ou pano limpo, de maneira a evitar o desperdício de água. E nada de deixar o carro terminando de secar debaixo do sol, o que também pode gerar manchas.

 

Por fim, vale gastar um tempo para encerar a carroceria. Além de garantir um brilho extra, a aplicação de cera também ajuda a proteger a pintura da chuva e do sol e diminui a aderência de sujeiras, tornando as próximas lavagens mais simples.

 

Há diversos tipos de cera, mas, via de regra, o melhor tipo para se aplicar em casa são as ceras de proteção, que duram mais sobre a superfície do carro e utilizam produtos como cera de carnaúba, óleos vegetais e até cera de abelha em sua composição. Além delas, existem as limpadoras, que oferecem uma proteção leve e acabam durando pouco na pintura. Por outro lado, são úteis para se esconder algumas pequenas marcas, como as de unha ao redor de maçanetas. Por fim, temos as ceras selantes, de composição sintética e que duram até um ano sobre a pintura, mas que requerem aplicação profissional.

 

Ceras mais líquidas podem ser aplicadas usando somente toalhas de microfibra. Isso deve ser feito na sombra e o carro deve ficar “descansando” por algumas horas após a aplicação. Já as ceras mais pastosas demandam um processo mais complexo: geralmente elas são aplicadas usando uma espuma e, depois de alguns minutos, o excesso deve ser retirado com toalhas de microfibra. O melhor a se fazer nesse caso é aplicar aos poucos, parte a parte do carro, e não no veículo todo de uma vez.

 

Fonte: https://www.uol.com.br/carros/noticias/redacao/2021/06/25/produtos-para-cuidar-da-lataria-do-carro.htm