A limpeza do escritório é um procedimento fundamental para o bem-estar e a saúde dos colaboradores. Um ambiente desorganizado e sujo, por outro lado, prejudica o clima organizacional e a produtividade, afinal, ninguém quer passar boa parte do dia em um lugar sujo. Você também quer resolver esse tipo de problema? Ótimo!
Em alguns lugares, manter o escritório limpo é uma tarefa que fica em segundo plano. Não cometa esse erro! A organização e a limpeza no ambiente de trabalho refletem diretamente no desempenho das pessoas e nos resultados da empresa. Por isso, siga a leitura e veja como deixar o escritório sempre limpo.
Atualmente, existem produtos de limpeza com todo tipo de finalidade: limpeza de vidros, carpetes, plástico e por aí vai. Na limpeza do escritório, é importante utilizar os produtos certos. Isso vai facilitar a limpeza e economizar tempo e esforço na função. Além, é claro, de evitar danos com produtos químicos nos bens da empresa.
A limpeza dos filtros de ar-condicionado é fundamental nos escritórios com esse equipamento e deve ser periódica. Quando ficam sujos, os filtros podem acumular microrganismos e trazer doenças para dentro do escritório. Quer oferecer um ambiente limpo e saudável para funcionários e clientes? Atenção com o ar!
A ventilação, sobretudo em tempos de coronavírus, também é importante. Quando possível, mantenha as janelas abertas para que um ar mais puro circule no escritório, arejando o ambiente.
Os detalhes também importam. Na limpeza de escritório, perceba a situação dos teclados dos computadores, dos vãos em janelas e portas e no interior de armários. Esses lugares, geralmente, são negligenciados. Faça diferente! Dê atenção a cada cantinho para garantir uma limpeza eficaz.
O meio ambiente e a sustentabilidade são preocupações na empresa? Então, contratar uma coleta de material reciclável é uma medida interessante. Lembre-se de oferecer treinamentos e promover campanhas para trazer os funcionários para a causa. Dessa forma, fica garantida a separação e a destinação adequada dos resíduos.
Muitos escritórios têm mais do que algumas mesas e estações de trabalho. Por isso, a limpeza no escritório deve ser ampla, ou seja, persianas, luminárias, carpetes e pisos também exigem cuidados.
No caso de pisos frios e vinílicos, pode-se usar um pano com solução neutra. Nos carpetes, o melhor é o aspirador.
Outra opção para limpeza dos carpetes é contratar um serviço especializado, que fará o trabalho em etapas:
• Pulverização;
• Distribuição;
• Escovação;
• Aspiração.
Computadores, telefones, impressoras, modems de internet e fios são itens delicados. Para não danificar nenhum deles, quem faz a limpeza no escritório tem que saber a forma correta de fazer o trabalho. Vai contratar uma empresa para a limpeza? Exija os devidos cuidados.
A limpeza do seu escritório tem que levar em consideração, ainda, as normas de Vigilância Sanitária. São determinações que têm por objetivo assegurar a proteção das pessoas no ambiente, com ações para reduzir ou eliminar os riscos à saúde. No Brasil, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA) é quem elabora essas normas, com foco em alimentos, produtos e serviços.
Além dos cuidados recomendados, é importante estabelecer uma periodicidade para fazer a limpeza no escritório. Na pandemia, essa demanda é uma obrigação moral para evitar a proliferação do vírus.
Redobrar a atenção com a higiene do escritório e disponibilizar álcool em gel são marcas do novo normal no trabalho. Por isso, essas medidas devem estar nas boas práticas de higiene na retomada das atividades em escritórios.