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5 passos para montar um cronograma de limpeza
Por isso, a elaboração de um checklist pode ser importante para auxiliá-lo a manter a loja sempre limpa. Veja como fazer a seguir.

Elaborar um cronograma é essencial para garantir a limpeza da loja. Afinal, quando se define uma periodicidade adequada, a empresa assegura uma manutenção efetiva por mais tempo.

Abaixo, listamos cinco dicas para elaborar o cronograma ideal e manter a loja limpa. Confira!

1. Defina tarefas por periodicidade

A limpeza da loja deve ser feita de forma diária, semanal e mensal. Para cada período, são estabelecidas funções diferentes — sendo que a limpeza diária funciona como uma manutenção, enquanto que a semanal e a mensal são higienizações mais profundas. Entenda:

Limpeza diária: é a limpeza dos banheiros e áreas comuns, pisos, balcões e a retirada do lixo;
Limpeza semanal: é uma manutenção mais profunda, que atinge áreas de acesso mais restritas — como espaços de armazenamento, escadas, elevadores, locais altos, entre outros;
Limpeza mensal: é uma limpeza que segue ações mais específicas e rigorosas. É feita a manutenção da limpeza dos vidros, áreas remotas e locais que possam acumular resíduos, como ralos, caixas de gordura, entre outros.
Estabelecer um cronograma diário, semanal e mensal garante uma limpeza mais profunda da loja e, ainda, mantém a manutenção durante mais tempo.

2. Divida o processo em etapas

Dividir o processo de limpeza em etapas é uma ação importante para assegurar que o serviço seja bem-feito. Assim, nenhuma área ou tarefa será deixada de lado pelos funcionários responsáveis pela manutenção. Confira quais são os processos que podem auxiliar na limpeza da loja:

Organização: ao manter as prateleiras, balcões e corredores da loja organizados, é possível visualizar com maior clareza quais áreas exigem maior atenção;
Higienização: é a etapa que consiste em fazer a limpeza das áreas mais visíveis;
Limpeza de impurezas aparentes: é a parte mais minuciosa do trabalho, que exige mais atenção e cuidado, além do uso de equipamentos e produtos específicos.
Dessa forma, além de garantir o aspecto agradável da loja, também evita-se uma série de complicações, como a contaminação de produtos, danos causados pela umidade, etc.

3. Entenda as necessidades da empresa

Para que a limpeza da loja seja feita da maneira adequada, é fundamental compreender as necessidades individuais da empresa. Alguns setores exigem cuidados mais rigorosos — especialmente as indústrias hospitalares e alimentícias.

Portanto, é importante verificar quais são os procedimentos recomendados pelos órgãos de vigilância para assegurar uma limpeza eficiente.

4. Evite o acúmulo de impurezas na loja

Essa complicação será naturalmente evitada com o cronograma de limpeza, já que ele garante que mesmo as áreas mais remotas sejam higienizadas ao menos uma vez ao mês.

Porém, para garantir a prevenção do acúmulo de impurezas nesses espaços, é muito importante orientar adequadamente os funcionários que vão realizar esse trabalho, para que ele seja feito na periodicidade ideal e de maneira correta.

5. Preste atenção na segurança

Outra questão muito importante para a limpeza da loja é que as normas de segurança sejam cumpridas. Para isso, além do uso de equipamentos adequados, também é necessário seguir com os procedimentos recomendados, como a instalação de sinalização de aviso, restrição de acesso à área durante a limpeza, entre outros cuidados.

Saiba mais: https://blog-pt.checklistfacil.com/como-uma-checklist-pode-ajudar-na-limpeza-de-loja/