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3 vantagens de um ambiente limpo e organizado no trabalho

Manter um ambiente limpo no local de trabalho é uma tarefa que deve fazer parte da rotina de todos os profissionais. Isso porque esse tipo de cuidado pode influenciar tanto na saúde quanto no desempenho das suas atividades.

Mas será que, de fato, é importante atuar em um ambiente limpo? Para esclarecer essa dúvida, destacamos abaixo 3 vantagens de dedicar alguns minutos por dia para organizar a sua mesa e facilitar o trabalho da equipe de limpeza.

 

1. Maior retenção de talentos

Um ambiente sujo e desorganizado pode ser incômodo para muitas pessoas. Esse conceito vale tanto para questões sociais (casa de amigos, parentes etc.) quanto para comerciais (supermercados, restaurantes, entre outros).

E na empresa em que trabalhamos, não é diferente.

Se a limpeza deixa a desejar, conclui-se que algo essencial não está funcionando e não há atitude concreta por parte de gestores e proprietários. Esse “descaso” só demonstra para os profissionais que a empresa não se importa com o bem-estar geral.

Por tudo isso, a motivação dos funcionários passa a ser impactada, bem como diminui o interesse de se manter na empresa.

Então, para evitar a perda dos melhores talentos, é essencial garantir um ambiente de trabalho limpo e organizado. Fazendo, assim, com que os profissionais se sintam valorizados no dia a dia.

 

2. Melhora nas relações interpessoais

Diferentemente das máquinas, os seres humanos são afetados diretamente por questões externas. Ou seja, o ambiente ao nosso redor impacta na nossa produtividade, sentimentos e, consequentemente, nas nossas relações interpessoais.

Assim, saber que o espaço profissional é um local asseado e bem organizado faz o trabalhador chegar mais motivado para executar suas tarefas. Além disso, melhora a convivência entre a equipe.

O bom gestor deve entender a importância de um bom clima organizacional para a sua empresa. Qualquer situação que esteja prejudicando uma continuidade estável, certamente, precisa ser tratada como prioridade.

 

3. Conservação dos equipamentos e materiais

A utilização incorreta não é a única razão para que equipamentos apresentem defeitos em um curto período de tempo. Na verdade, o acúmulo de poeira e outras substâncias externas também afeta o bom funcionamento dessas ferramentas.

Ou seja, toda vez que a limpeza na sua empresa não acontece corretamente ou na frequência ideal, você está correndo o risco de perder o investimento feito em equipamentos e materiais. O que, convenhamos, não é nada baixo!

Portanto, para garantir a correta operação de todos os itens e elevar a sua vida útil, deixe-os sempre limpos e livres de substâncias adversas, tais como:

• Poeira;
• Água, café e outros líquidos;
• Substâncias corrosivas.

Saiba Mais: https://blog-pt.checklistfacil.com/ambiente-limpo/