A higiene hospitalar deve usar técnicas corretas, seguindo princípios orientados pela Anvisa – Agência Nacional de Vigilância Sanitária, para evitar contaminações ou disseminação de infecções. Existem três tipos de limpeza para hospital: a limpeza concorrente, terminal e de limpeza de manutenção.
Os processos de cada uma visam o controle de ambiente, uma vez que os hospitais e casas de saúde concentram microrganismos, bactérias e vírus nocivos à saúde humana e podem atingir não só os pacientes internados como as pessoas envolvidas nos tratamentos, acompanhantes, visitantes e profissionais de saúde.
A equipe de trabalhadores da limpeza hospitalar deve estar qualificada para a execução das tarefas de higiene hospitalar, atuando em tempo integral, ou seja, mantendo a higienização 24 horas por dia.
Essa é a única forma de proporcionar a tranquilidade necessária aos pacientes e aos profissionais que atuam na casa de saúde ou hospital.
A limpeza hospitalar propicia um ambiente limpo, livre de microrganismos, livre de odores, dando a garantia a todos que ali estão de que o objetivo principal é a cura do paciente:
. Eliminando a carga de agentes contaminantes,
. Evitando a disseminação de bactérias e vírus,
. Preservando a saúde ocupacional.
Tipos de limpeza hospitalar: limpeza concorrente, terminal ou de manutenção
Existem três tipos de limpeza hospitalar: a concorrente, a terminal e a de manutenção. Entenda o que é cada uma delas, qual a importância e como fazer cada limpeza.
Afinal, o que é limpeza concorrente? É um tipo de limpeza de hospital realizada enquanto os pacientes ainda estão nos quartos ou nos centros de tratamento intensivo ou mesmo em enfermarias.
Ou seja, o conceito de limpeza concorrente está atrelada a limpeza, desinfecção, remoção de sujidades em ambiente onde o paciente ainda está ocupando um leito, ainda está hospitalizado na instituição de saúde.
Na limpeza concorrente os profissionais devem realizar uma série de procedimentos como:
. Retirada de lixo e de resíduos,
. Recolhimento de roupas usadas,
. Limpeza de mesas de refeição e outras mesas,
. Limpeza de cadeiras e outros móveis,
. Limpeza da cabeceira do leito do paciente,
. Limpeza de travesseiro e colchão,
. Limpeza do suporte de soro,
. Limpeza de grades, painéis e escadas,
. limpeza dos pisos de quartos, centros de tratamento e enfermarias,
. Limpeza de banheiro.
A limpeza concorrente deve ser realizada a cada troca de plantão ou duas vezes ao dia.
Qual a diferença entre limpeza concorrente e terminal? Enquanto a limpeza concorrente ocorre enquanto o paciente ainda está hospitalizado, ocupando o leito ou quarto, a limpeza terminal ocorre com a saída desse paciente do leito, seja por alta, óbito, transferência ou outra razão.
Para entender o que é limpeza terminal é preciso considerar que estamos falando de uma limpeza que deve desinfectar todo o quarto, suas superfícies, móveis e pisos, para que outro paciente possa ocupar o leito sem risco de infecção.
Deve ser realizada a desinfecção e higienização de todas as áreas da Unidade, redução da sujidade e eliminação de possível população microbiana.
Além de serem feitas em ambientes de internação, a limpeza terminal também é realizada em salas cirúrgicas, após o término de cirurgias e demais procedimentos realizados no local.
A limpeza terminal hospitalar inclui higienização e tarefas como:
. Limpar e desinfectar mesas, cadeiras, móveis e suportes,
. Higienizar colchões e limpar travesseiros,
. Lavar cabeceira, grades e estrado,
. Limpar a cama, incluindo os pés,
. Higienizar pisos, paredes, vidros, janelas, espelhos,
. Higienizar janelas, portas, luminárias, teto,
. Recolher e encaminhar para a lavanderia todas as roupas de camas e demais tecidos do quarto, e mais.
A limpeza terminal de leito hospitalar é um processo de limpeza mais intenso e complexo, devendo receber o apoio de profissionais de enfermagem (geralmente, técnicos) e sendo concluído pela equipe especializada de limpeza hospitalar.
A limpeza de manutenção, como o próprio nome sugere, é a limpeza que mantém os ambientes e dependências do hospital de acordo com o padrão necessário e exigido.
É realizada para manter o padrão de limpeza das dependências, nos intervalos entre as limpezas concorrentes e terminais, devendo-se haver a atenção para a reposição de materiais de higiene, recolhimento de resíduos, manutenção de superfícies, etc.
Fonte: https://www.ohub.com.br/ideias/limpeza-hospitalar-como-e-realizada/