Os benefícios de um ambiente limpo e organizado envolvem a segurança, a boa convivência e até a qualidade de vida no trabalho. Quer conhecer mais sobre cada um deles? Vamos lá:
É inevitável que a atmosfera do ambiente seja associada à cultura da própria empresa. Quando entramos em algum lugar pela primeira vez, a impressão inicial nos impacta, seja de maneira positiva ou negativa.
Portanto, um espaço organizado, além de apresentar uma boa imagem, contribui para que os funcionários consigam encontrar tudo o que precisam. Para, com isso, poderem desempenhar suas atividades sem empecilhos.
Locais com poeira e sujeira em excesso aumentam as chances de bactérias e microrganismos. Além disso, restos de comidas ou lixeiras cheias são atrativos para animais e insetos, como ratos e baratas.
Tudo isso tem um preço para a saúde das pessoas. Podendo, inclusive, desencadear em doenças ocupacionais e afastamentos.
Portanto, a limpeza do escritório é um item fundamental para a qualidade de vida de empresários, colaboradores e, até mesmo, do cliente. Inclusive, deve ser um dos itens a serem trabalhados pela CIPA e demais profissionais envolvidos na Segurança do Trabalho.
Em alguns tópicos acima, citamos que a organização contribui para a produtividade. E isso acontece porque pessoas estimuladas e saudáveis tendem a ter um desempenho melhor em suas funções.
Em contrapartida, ter que trabalhar em espaços mal conservados é um fator real para diminuir a produtividade de todos. No mínimo, o funcionário perderá mais tempo desviando de obstáculos ou procurando por seus materiais.
Logo, se você deseja garantir que sua equipe dará sempre o seu melhor, adote o ambiente limpo como uma cultura interna.