Para reduzir ao máximo o risco de contaminação por coronavírus, é importante que as indústrias invistam na limpeza de pisos, máquinas e demais superfícies. A higienização cuidadosa dos ambientes irá eliminar possíveis focos do vírus no local de trabalho e assegurar mais segurança aos colaboradores.
“Vale lembrar que o coronavírus pode sobreviver dias em superfícies de plásticos, metais, vidros e tecidos. Por isso, a higienização dos ambientes é tão importante”, explica o Marcos Pacheco.
Como a transmissão do vírus acontece principalmente por contato, ao se eliminar o agente infeccioso e as sujidades das superfícies, evita-se que as pessoas, ao tocá-las, transfiram o vírus da superfície para as mãos e das mãos para boca, nariz, olhos e para outras pessoas.
A limpeza bem-feita elimina o coronavírus porque deixa o vírus desprotegido. O coronavírus, em particular, se encapsula numa camada de gordura. A água de sabão dos produtos de limpeza remove esta camada protetora e, assim, deixa o vírus exposto, levando-o rapidamente à morte.
Esteja a indústria em atividade – ou ritmo menor de produção devido à quarentena – a limpeza do ambiente deve acontecer para preservar a saúde dos colaboradores que estão trabalhando ou que retornarão às atividades.